sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Palestra sobre a Globalização.


Fundação Bracara Augusta promove discussão sobre Globalização
“O espírito do capitalismo e os direitos da pessoa” e “Novos desafios de cidadania na sociedade moderna” são os temas escolhidos para o ciclo anual de conferências sobre a globalização, organizado pela Fundação Bracara Augusta. O evento terá lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e começa já no próximo dia 30 de Outubro.

A primeira conferência, agendada para 30 de Outubro, visa promover a reflexão sobre o capitalismo e as razões para a crise deste modelo. De acordo com a organização, a iniciativa procurará discutir os problemas sociais gerados pelo capitalismo, como as grandes disparidades sociais, a concentração de riqueza e os desequilíbrios de poder em diferentes países.

A segunda e última conferência, marcada para dia 6 de Novembro, às 21h30, irá debruçar-se sobre a democracia moderna, período temporal que abrange os séculos XIX, XX e XXI. Com a moderação da professora Isabel Estrada Carvalhais, da Escola de Gestão da Universidade do Minho, e com a participação de Marina Costa Lobo, investigadora e politóloga do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, analisar-se-á o modo como a actual crise económica, e consequente necessidade da regulação dos mercados, afectou o significado da democracia e das instituições democráticas.

A Fundação Bracara Augusta existe desde 1996, criada pela Câmara Municipal de Braga, pela Universidade do Minho, pela Universidade Católica Portuguesa e pelo Cabido Metropolitano e Primacial de Braga. A instituição tem como objectivo, entre outros, estimular uma dinâmica de reflexão e de debate, mediante a organização anual de um ciclo de conferências sobre temas actuais, de interesse para os cidadãos.

1 comentário:

  1. Acabou por não ser bem assim, mas valeu o tempo gasto,afinal è de cultura que falamos, com um pouco de politica, e claro com uma ou outra opinião divergente como aliás convem.
    este è o espirito de aprendisagem que me ocorre mais correto, uma boa alternativa ás novelas e ou futebol.

    ResponderEliminar