sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Escola.


Local de trabalho para uns, local de aprendizagem para outros, um local para passar tempos mortos para um pequeno nicho.
Nem toda a população encara a Escola da mesma maneira, os miúdos vêm este espaço como uma prisão na maioria das vezes, a motivação nem sempre está nos níveis indispensáveis para que haja o mínimo de produtividade, nós pais não temos cultura, e preparação suficientes para lhes incutirmos essa motivação, alguns professores por seu lado também vêm isto como um emprego vulgar e claro passam ao lado de vários aspectos indispensáveis para o ensino.
Todos sabemos que este País tem uma tacha muito baixa de cultura, por muito que nós pais nos esforcemos não vamos ser capazes de melhorar a situação, terá que ser a escola a orientar os nossos adolescentes, para que não se perca mais uma geração, que amanhã não sejam precisos mais cursos “efas” nem algo parecido.
É no entanto sobre estes cursos que tenho vindo a reflectir, todos sabemos que existem directivas que são elementares e será necessário cumprir as mesmas, no entanto eu pergunto? Será este o melhor caminho, não foram as leis feitas para serem torneadas, cada cabeça sua sentença, afirma o povo e muito bem, caso contrário para que serviam os advogados, se as leis fossem rígidas porque motivo hesitem várias instâncias nos tribunais, a interpretação deve ser feita por cada um, logicamente com bom senso mas não me parece que um qualquer canudo resolva algo “ao Sr. Joaquim ou a outro personagem qualquer dentro de uma qualquer empresa seja ela certificada ou não”.
Quando era ainda miúdo o povo afirmava “UM BURRO CARREGADO DE LIVROS É UM DOUTOR” espero que esse povo não estivesse carregado de razão, espero que não percamos tempo à procura de um canudo e, quando finalmente ao fim de muitas horas o encontrarmos não esteja este despido de conteúdo.

1 comentário:

  1. "Um canudo" também eu gostaria de obter e não o ter que comprar, mas infelizmente parece que pela primeira vez concordo contigo.
    O "canudo" vai nos aparecer sem letras...

    ResponderEliminar